Obras do Cras e Centro POP no Quietude seguem para fase final

Equipamentos atenderão moradores em situação de vulnerabilidade social

24/6/2020

Já estão na última fase as obras de construção das novas instalações do Cras e do Centro POP, localizados no Bairro Quietude. Nas próximas semanas as construções devem ser entregues para o Município que vai mobiliar e instalar os sistemas de atendimento. A meta é colocar em atividade em dois equipamentos já nos próximos meses.

O Cras é a porta de entrada no serviço social. A unidade tem a função de atender a população em situação de vulnerabilidade, oferecendo serviços, inserção em programas, projetos sociais e benefícios de proteção social básica, assegurando rendimento, autonomia, acolhida e convívio ou vivência familiar e comunitária. Antes da pandemia, o Cras Quietude atendia em média 500 pessoas ao mês e contava com 8,6 mil famílias referenciadas ou seja, cadastradas no serviço.

O novo espaço do Cras tem ao todo 145,90 m2 de área construída, divididos em recepção, coordenação, 2 salas de múltiplo uso, 3 salas de atendimento individualizado, copa e sanitários masculino e feminino, adaptados para as pessoas com deficiência.

No Cras, o atendimento é humanizado, realizado por assistentes sociais e psicólogos, e tem como objetivo a inclusão e o combate às vulnerabilidades sociais, termo usado para classificar quem está em condição de fragilidade material ou moral por culpa de situação econômica ou social, momentânea ou duradoura. Além do Bolsa Família, as equipes do Cras também dão acesso a outros programas como o Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite.

Já o Centro Pop é uma unidade pública também da área da Assistência Social para atendimento à população em situação de rua. Neste espaço é possível ter acesso a atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. Também são oferecidos serviços de higiene pessoal, alimentação e as orientações para ter acesso a documentação básica. O equipamento não funciona como um abrigo, mas busca proporcionar um ponto de apoio para quem mora ou sobrevive nas ruas.

No ano passado foram realizados cerca de 10 mil atendimentos no Centro POP. Atualmente, o serviço funciona no Bairro Vila Sônia.

O novo Centro POP tem ao todo 185,62 m2 de área construída, divididos em recepção, 2 salas de múltiplo uso, 3 salas de atendimento individualizado, copa e sanitários masculino e feminino, adaptados para as pessoas com deficiência.

O Cras e o Centro POP ficam na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, ao lado do Abrigo Solidário Eliane Malzoni, outra unidade voltada ao atendimento da população em situação de rua.

“A oferta de serviços de reinserção à sociedade com localização próxima uns dos outros deve fazer com que consigamos complementar os atendimentos, já que um serviço fortalece o outro”, explica a secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues.