Capoeiristas de PG conversam com mestre que vive nos EUA

Betinho é uma das referências da modalidade no Brasil

30/6/2020

Nesta terça-feira (30), a partir das 20 horas, capoeiristas de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) têm a oportunidade de conversar ao vivo (live) com o mestre José Roberto Bispo dos Santos, o Betinho, de 45 anos, que atualmente mora e trabalha na cidade de Colorado Springs, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos. O bate-papo “O Esporte e a Capoeira” ocorre na plataforma digital Instagram, na página do diretor do Departamento Esportivo da SEEL Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão (https://www.instagram.com/claudiocamaraopg).

“É um bate papo aberto a todos os interessados”, afirmou Camarão. “Mestre Betinho é um grande nome da capoeira no Brasil e uma referência do esporte em Praia Grande. Há alguns anos já, reside e trabalha nos Estados Unidos. Entre outras coisas, ele vai contar um pouco desta experiência e também como os esportistas norte-americanos estão lidando com os treinamentos atléticos neste período de pandemia e isolamento social”.

Oriundo de Praia Grande, mestre Betinho representa a Associação de Capoeira Ventre Livre (localizada no Bairro Real) e já foi integrante da Liga Municipal. Ele é discípulo de mestre Zélito. Foi aluno da Escola Estadual Francisco Martins dos Santos (Bairro Flórida) e graduou-se em educação física na Universidade Metropolitana de Santos (FEFIS/Unimes). Outras informações podem ser obtida no link https://www.facebook.com/M.Betinho.capoeira.

Vale frisar que a modalidade em Praia Grande, é gerida pela Liga Praia-grandense de Capoeira (LPC) em parceria com o poder público por meio da SEEL. Além de eventos locais esportivos e culturais, a LPC também seleciona os atletas locais que representam o Município em Jogos Regionais – 1ª Região e Jogos Abertos do Interior, nos ritmos São Bento Pequeno de Angola e São Bento Grande. Em 2019, nos Regionais, o time feminino de Praia Grande terminou na quinta colocação com uma medalha de prata. Já o grupo masculino foi o oitavo melhor. Nem o selecionado feminino, nem o masculino, qualificaram-se para a disputa dos Jogos Abertos.