SuperEscola tem aulas online de taekwondo

Atividades são produzidas pelos próprios professores

3/7/2020

Os alunos de 7 a 15 anos dos polos de iniciação de taekwondo do Programa SuperEscola Esportivo de Praia Grande (regido pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) estão treinando por meio de videoaulas. As atividades são produzidas e gravadas pelos professores Daniel Ravazzani e Henrique Manaroulas, e disponibilizadas para os praticantes por meio da plataforma whatsapp (telefonia).

“Está sendo uma experiência nova trabalhar com o taekwondo de forma online”, disse Ravazzani. “Eu gravo videoaulas, de três a cinco minutos, com exercícios e estímulos diferentes. Nesta semana, por exemplo, compartilhei com os alunos, uma fábula da modalidade, um conto feito em forma de desenho. São atividades acumulativas, ou seja, os praticantes podem fazê-las e refazê-las ao longo da semana. Tenho tido um retorno constante de cerca de 20 alunos”.

Antes da suspensão das atividades presenciais (ocorrida em 17 de março, devido a pandemia do vírus covid-19), Ravazzani - que é faixa preta 6º Dan - ministrava aulas para mais de 70 crianças e adolescentes no Centro de Iniciação ao Esporte “José Moura” (Avenida Esmeraldo Tarquínio Soares de Campos Filho esquina com a Rua Franklin Távora, s/nº, Bairro Ribeirópolis). Já Manaroulas – faixa preta 2º dan - comandava mais de 40 alunos no polo do Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi).

“Quero com as videoaulas manter as crianças e adolescentes em atividade esportiva, principalmente porque creio que o material produzido auxilia na questão psicológica e também de saúde, neste momento de pandemia”, avaliou Manaroulas. “Hoje tenho um grupo de 30 alunos que vem praticando a modalidade diariamente de forma online. Os treinos são importantes para motivá-los e para que eles não percam o contato com o taekwondo”.

Dados - O Programa SuperEscola Esportivo atende estudantes (meninos e meninas, com e sem deficiência – física, visual e intelectual) de Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte, no contraturno escolar; utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento da socialização, disciplina, aprendizado de regras, espírito de equipe, cidadania comunitária, cooperação e outros valores, além de tirar as crianças da ociosidade e "da rua". No total, são mais de 3,5 mil vagas disponíveis. O Programa oferta gratuitamente aulas em 20 modalidades: basquete, canoagem, caratê, futsal, futebol de campo, futebol de praia, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3496-5611.