Manutenções no sistema de drenagem de Praia Grande ajudam no escoamento da chuva

Trabalhos beneficiam diversos locais, como os Bairros Sítio do Campo e Tupiry

8/3/2021

Para o bom funcionamento do sistema de escoamento de água de chuva em toda Cidade, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza constantes manutenções em todo sistema de drenagem, como galerias, tubulações, bueiros e canais. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no Bairro Sítio do Campo, depois das equipes concluírem o serviço no Bairro Tupiry no dia 5 de março. A previsão é que as ações sejam finalizadas esta semana no trecho. Paralelamente a isso, o serviço de limpeza na rede de toda Avenida Presidente Castelo Branco, entre os Bairros Boqueirão e Solemar, continua sendo realizado pela Sesurb para também melhorar o escoamento da chuva na via da praia.

Dentre os locais que estão recebendo as melhorias está o Canal Praião, importante equipamento de drenagem do Bairro Sítio do Campo. No trecho, as equipes da Divisão de Manutenção de Vias da Sesurb estão realizando a limpeza das laterais, com recolha de itens descartados irregularmente, e o corte do mato existente no local. Além disso, o fundo do canal está recebendo limpeza geral, inclusive com a ajuda de equipamentos especializados e com tratores. E outro canal do bairro que também recebeu a manutenção foi o Canal dos Japoneses, localizado na Rua Dona Ana Nery.

O Bairro Tupiry também recebeu melhorias no sistema de drenagem, com limpeza em diversos locais como na Rua Cantora Elis Regina, Rua Cantor Waldick Soriano, Cantora Nara Leão e na Avenida São Francisco. Todos os trechos receberam limpeza em geral do sistema de escoamento de águas pluviais.

Além disso, os 22,5 km da Avenida Presidente Castelo Branco, a via da praia, continuam recebendo melhorias no sistema de drenagem iniciados em março. Os trabalhos, realizados constantemente seguindo cronograma de atividades, incluem limpeza de bueiros, desobstrução da tubulação e manutenção nas galerias.

As equipes da Divisão de Manutenção e Drenagem da Sesurb estão realizando a ação em etapas e, atualmente, os trabalhos estão concentrados na altura do Bairro Guilhermina e Boqueirão. A ação conta com o apoio de equipamentos e maquinários especializados, que auxiliam a retirada de areia e, muitas vezes, lixo doméstico obstruindo o sistema.

A secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, destaca a importância da contribuição de todos para a conservação da limpeza nestes locais. “A população precisa entender que quando o lixo é descartado em áreas públicas, ele pode ser carregado para bueiros e canais, o que prejudica muito o funcionamento do sistema, podendo causar acúmulo de água durante a chuva. Por isso, todos devem entender seu papel”.