Praia Grande sediará ações práticas do curso de medicina da Universidade São Judas

Parceria foi debatida em reunião entre representantes da Cidade e da instituição

10/3/2021

Os serviços oferecidos para a população, a estrutura das modernas unidades, a qualificação dos profissionais e os projetos desenvolvidos na área da Saúde colocam Praia Grande como referência no setor em âmbito regional, estadual e até nacional. Por conta de todos esses fatores positivos, a Universidade São Judas solicitou uma parceria que fará com que o Município sedie a extensão do curso de Medicina da instituição com a parte prática sendo desenvolvida em solo praia-grandense.

A parceria foi debatida em reunião entre representantes da Cidade e da Instituição, realizada na terça-feira (9), no Paço Municipal. Participaram do encontro a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, o secretário de Saúde Pública local, Cleber Suckow Nogueira, o secretário adjunto, Marcelo Bechara, além do coordenador do curso de Medicina da São Judas Cubatão, Marcos Estevão Calvo, da diretora de Campus – São Judas Cubatão e São Judas Campus Unimonte, Jaqueline Camisa, da diretora de Projetos Especiais e Parcerias Estratégicas da São Judas, Maurilia de Cássio Soares e do diretor da Inspirali – Vertical de Medicina da Ânima Educação, Jose Lucio Martins Machado.

Na prática, os estudantes da Universidade que cursam Medicina no campus Cubatão virão para Praia Grande para a realização de estágios e disciplinas na Rede de Saúde Pública praia-grandense. Desta forma, será garantido também mais atendimento à população e, ao mesmo tempo, novas oportunidades aos próprios alunos.

“Investir na área da Saúde é uma prioridade de Praia Grande. O principal objetivo é oferecer atendimentos com cada vez mais qualidade e ágeis para os munícipes. Para atingir esses objetivos, a Cidade, ao longo dos últimos anos, investiu na melhora da estrutura da rede, contratação de mais médicos e profissionais e ainda a valorização desses servidores. Essa parceria com a São Judas demonstra que o Município está no caminho certo”, analisou a prefeita de Praia Grande.

Raquel Chini explicou ainda durante a reunião que a Cidade ampliará a estrutura já existente na Atenção Básica. Faz parte do Plano de Governo a construção de mais quatro unidades de Saúde da Família (Usafas). Atualmente, a Cidade possui 30 Usafas e mais de 110 equipes do Saúde da Família que são responsáveis por cerca de 40 mil atendimentos voltados à população como consultas, exames, diagnósticos e encaminhamentos para as Especialidades Médicas, trabalhos em grupo, pequenos procedimentos, entre outros.

Outro destaque da Cidade que chamou a atenção da Universidade São Judas diz respeito ao desenvolvimento dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

Mesmo não tendo uma instituição de ensino na área da Saúde, Praia Grande está habilitada pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para realização dos programas. Os cursos têm a duração de dois anos e contam com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola.

“É motivo de muito orgulho para Praia Grande ser apontada como referência nos programas de Residência. Prova disso é que profissionais de outros estados do País escolheram o Município para essa especialização acadêmica. A parceria com a São Judas será mais um marco na Saúde da Cidade”, declarou o titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

A instituição de ensino já havia assinado, no final de 2019, um Termo de Intenções com o objetivo de firmar parceria. Com o sucesso da reunião, o coordenador do Curso de Medicina da São Judas, Marcos Estevão Calvo, acredita que ainda neste primeiro semestre os alunos de medicina da São Judas já terão condições de efetuar as atividades práticas em Praia Grande.

“Conhecemos a qualidade da rede de Saúde de Praia Grande. Uma cidade que tem 100% de cobertura da população na Atenção Básica é realmente diferenciada, isso é uma grande conquista. Essa troca de experiências será importante”, comentou Calvo.