Reforma da 1ª Delegacia de Polícia de Praia Grande terá investimento de R$ 1,8 milhão

Trabalhos estão programados para começar no segundo semestre deste ano

13/4/2021

A sede da 1ª Delegacia de Polícia de Praia Grande, localizada na Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, no Bairro Tupi, passará por uma ampla reforma. O investimento nas melhorias será de R$ 1,8 milhão, recurso do Governo do Estado de São Paulo. O projeto está sendo formatado pela Subsecretaria de Projetos Especiais da Prefeitura praia-grandense. Os trabalhos voltados às melhorias estruturais do prédio terão início no segundo semestre deste ano.

A reforma do 1º DP da Cidade foi um dos temas debatidos em uma reunião, nesta terça-feira (13), entre a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini; o Delegado Diretor do Deinter 6, Manoel Gatto Neto; o Delegado Seccional de Polícia de Praia Grande, Flávio Ruiz Gastaldi; e o secretário de Urbanismo da Cidade, Luiz Fernando Felix.

O projeto levou em conta conceitos modernos e contemporâneos priorizando a otimização dos espaços internos já existentes. Outro destaque apontado na reunião foi o cuidado em privilegiar o atendimento ao público. Desta forma, ocorreu a criação de uma recepção nos padrões atuais das delegacias que estão sendo construídas em todo o Estado.

Outra medida já definida dentro do projeto de reforma diz respeito ao espaço da antiga cadeia. A área em questão passará por ampla adequação e funcionará como arquivo e depósito, melhorando com isso a organização dos materiais e documentos existentes no 1º DP.

As etapas de trabalho até o início da reforma já estão definidas. Após a formatação e ajustes do projeto, ocorrerá o trâmite de aprovação do material por parte da Prefeitura. Na sequência, será a vez da licitação para contratação da empresa responsável pela obra dentro de todos os parâmetros da legislação vigente.

“Praia Grande tem investido muito na Segurança. Recentemente, ocorreu a entrega da Delegacia Seccional de Polícia Civil. Essa integração entre a Administração Municipal e as forças de segurança reflete em melhores serviços para nossa Cidade e na redução dos índices de criminalidade. A reforma do 1º DP é mais uma importante conquista para o Município”, comentou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

Para o Delegado Diretor do Deinter 6, Manoel Gatto Neto, os profissionais de segurança que utilizam o 1º DP também serão diretamente beneficiados com os desdobramentos e melhorias da reforma da unidade. “Com as obras que estão programadas, esses profissionais terão maior estrutura e espaços mais amplos e confortáveis para suas atividades diárias. Outro destaque é a questão ligada a acessibilidade, que também foi contemplada no projeto”, explicou o delegado.

O Delegado Seccional de Polícia de Praia Grande, Flávio Ruiz Gastaldi, destacou de forma positiva o resultado de mais esta parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Ações no setor em conjunto entre as duas partes estão ocorrendo de forma exitosa ao longo dos últimos anos.

“Com relação à reforma do 1º DP, o projeto é realizado pela Prefeitura e a verba vem do Estado. Trata-se de um prédio muito bem localizado e que é fundamental para as ações de segurança na Cidade. Com essa reforma teremos um ganho na qualidade dos serviços prestados e também no atendimento. A população de Praia Grande tem muito a ganhar com isso”, disse Gastaldi.