Prefeitura de Praia Grande
Lateral Praia grande
 A Cidade
 Bandeira e Brasão
 Edital - CMDCA/ CMI
 Eventos
 História e Hino
 Mapa da Cidade
 Monitoramento de Veículos
 NUPVIDA
 Orgãos e Conselhos
 PG ao Vivo
 Plano Diretor
 Postos de Saúde
  Notícia do dia 20/1/2006
Por Antonio Cassimiro, MTB: 29.565
 
 
Prefeitura e Senai formam jovens e anunciam novos cursos

 
 
Nos próximos dias, a Prefeitura de Praia Grande irá definir, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a abertura de inscrições para alguns cursos gratuitos profissionalizantes. As vagas serão para as áreas de Informática, Automação, Vestuário, Solda Industrial e Empreendedorismo. Na tarde da última quarta-feira (18), um total de 48 jovens recebeu certificados de conclusão dos cursos de Serigrafia, Eletricidade Básica, Almoxarife e Técnica em Atendimento ao Cliente.

Além das novas modalidades, os cursos existentes serão mantidos. De acordo com o coordenador de Cursos Profissionalizantes da Prefeitura, Leandro Rodrigues Cruz, o início das inscrições está previsto para março. “Na próxima semana vamos nos reunir com o Senai para definirmos a data exata para o início das aulas, os tipos de cursos e a quantidade de vagas”, afirmou. A iniciativa é denominada Projeto Regional de Operações Articuladas (Proa) e Praia Grande foi a primeira cidade a receber os cursos na região.

As aulas de Serigrafia, Eletricidade Básica, Almoxarife e Técnica em Atendimento ao Cliente tiveram início em outubro e foram destinadas aos participantes dos programas Agente Jovem e Erradicação do Trabalho Infantil, ambos da Secretaria de Promoção Social (Sepros) e aos jovens policiais militares que trabalham temporariamente no 45º Batalhão.

O objetivo de preparar as pessoas para o moderno mercado de trabalho foi destacado pelo prefeito Alberto Mourão na formatura dos jovens, que aconteceu na sede da Associação Comercial de Praia Grande, no Boqueirão. “Nenhuma empresa fixa endereço em uma região carente de mão-de-obra especializada. Por isso, o poder público municipal está fazendo sua parte, atraindo o interesse de empresas em se instalar na Cidade e disponibilizando essas chances de capacitação profissional”.

Uma das jovens a receber o diploma, a estudante Íris Correa elogiou o nível do aprendizado do curso que concluiu, o Almoxarifado. “Foi uma oportunidade de profissionalização importante e agradeço muito à Prefeitura e ao Senai por isso. Com a experiência que ganhamos deixaremos de ser mais um na multidão para termos orgulho de sermos brasileiros”, disse.

Para os formandos dos cursos, que foram ministrados por técnicos do Senai, o diretor de Cursos da instituição, Waldemar de Oliveira Júnior, deixou um recado: “Espero que esse aprendizado tenha uma continuidade para não ser mais como antigamente, quando se aprendia a profissão e parava por aí. Hoje, se você aprender uma profissão é preciso se atualizar senão de nada valerá o diploma”, advertiu. Uma das modalidades sugeridas por Oliveira mesmo para quem já concluiu alguns dos cursos é o de empreendedorismo.

Os locais previstos para aplicação das aulas são o Núcleo Empresarial da Prefeitura, no bairro Quietude, e a Escola Municipal Carlos Roberto Dias, no Boqueirão. O Senai ainda deve implantar os cursos em mais 23 municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira.