HISTÓRICO
Classificado como um museu histórico, o Museu da Cidade foi inaugurado no dia 11 de setembro de 2008, e faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, que também abriga a Galeria Nilton Zanotti e o Teatro Serafim Gonzalez, todos administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande. O museu foi criado com o objetivo de documentar, preservar e divulgar a história do Município, nas diferentes etapas de sua evolução urbanística, econômica, política e social. Sua trajetória como instituição teve início a partir da implementação do Centro de Documentação no ano de 2001.
A sociedade, ao tomar conhecimento da importância do trabalho realizado pelo Centro de Documentação apostou na iniciativa e passou a realizar doações de documentos (escritos, fotografias, entre outros) particulares para que fossem incorporados ao acervo municipal. Com mais de 15 anos de história o acervo já conta com mais de 40 mil documentos sobre a cidade de Praia Grande.
Além de espaço expográfico de 250 m², o museu possuí: reserva técnica, salas e equipamentos para conservação e restauro, sala de pesquisa e uma equipe de profissionais capacitados para o desenvolvimento das atividades da instituição.
MISSÃO
O Museu da Cidade tem como missão difundir a memória e a história do Município de Praia Grande. Para viabilizar a linha histórica entendemos que a contribuição dos moradores que viveram e vivem em nossa Cidade é essencial para o processo de composição e preservação do patrimônio cultural e da construção da memória coletiva.
ESPAÇO EXPOSITIVO
O espaço expositivo contém seis mesas com vidros medindo 2mx1m 44cm . Estão distribuídas no centro dos 250m² do museu com a exposição permanente.
Três televisores de plasma equipados com DVD e fones de ouvidos exibem os depoimentos dos moradores do Município – Programa História Oral – Memórias de Praia Grande - 53 depoimentos.
Dois painéis fotográficos: Foto aérea da cidade, com 13 metros de comprimento e outro com fotos do patrimônio natural de Praia Grande, representando registros fotográficos do trecho da Mata Atlântica e área do mangue.
Monóculos: simbolizam muito bem os balneários da década de 1950, além de ser referência ao turismo de um dia. As 15 peças estão instaladas em alturas diferentes. As mais baixas, a um metro e meio do chão, foram projetadas para oferecer um fácil acesso a cadeirantes e crianças.
AÇÕES EDUCATIVAS
As ações educativas promovidas pelo Museu da Cidade são realizadas por meio de visitas orientadas, onde são utilizadas temáticas, dinâmicas e interatividades específicas para que os visitantes possam absorver o conteúdo exposto de maneira prazerosa, lúdica e descontraída, estimulando e difundindo a história de Praia Grande.
As atividades são desenvolvidas para os visitantes em geral e também para grupos agendados, como escolas e excursões. O agendamento deve ser realizado por meio do telefone (13) 3496-5708 ou pelo e-mail secturmemoria@praiagrande.sp.gov.br